quinta-feira, 13 de junho de 2013

[2] PRONOUNS (Personal/Object/Adjective/Possessive/Reflexive)

PRONOUNS
( Personal | Object | Adjective | Possessive | Reflexive )



PERSONAL PRONOUN SUBJECT CASE

1. São usados antes do verbo, ou seja, assumem a função de sujeito.
ex: I love Madonna. - Eu amo Madonna.

2. Quando na mesma oração você se refere a si mesmo e a outra pessoa, você deve mencionar a outra pessoa primeiro (Normas de Cortesia).
ex.: My sister and I will go to the movies. - Minha irmã e eu iremos ao cinema.
obs.: lembre-se do seriado Chaves, quando o personagem diz: "O burro na frente!".

3.Depois das palavras THAN e AS o pronome assume a forma determinada pela função que exerce.
ex1.: Robert is taller than I (am). - Robert é maior que eu.
ex2.: He loves her more than me. - Ele a ama mais que eu.
ex3.: He loves her more than I (love her). - Ele a ama mais que eu (a amo).

4. O pronome SHE é, as vezes, empregado em relação a países, cidades e máquinas (carros, navios, motocicletas etc).
ex.: Brazil is a very large country. It (She) is in South America.
Brasil é um país muito grande. Ele fica na América do Sul.

5. O pronome IT deve ser usado em relação a bebês quando não se sabe o sexo dos mesmos, embora tal prática seja considerada, principalmente nos EUA, ligeiramente indelicada.
ex.: The baby is crying. I think it is hungry.
O bebê está chorando. Eu acho que ele está com fome.

PERSONAL PRONOUN OBJECT CASE

1. São usados depois do verbo, ou seja, assumem a função de objeto.
ex.: You love me. - Você me ama.

2. Depois de preposições
ex.: The child has to sit between me and him. - A criança 

3. Com as palabras BOTH/ALL/NONE/SOME
ex1.: Both of us are sleepy. - Ambos estão com sono.
ex2.: None of us wants to say it. - Nenhum de nós que dizer.
ex3.: I want to choose some of them. - Eu quero escolher alguns deles.
ex4.: She wants to buy all of them. - Ela quer comprar todos deles (tudo).

POSSESSIVE PRONOUN AND POSSESSIVE ADJECTIVE

Os adjetivos possessivos são sempre seguidos de substantivo (ou adjetivo + substantivo).
my, your, his, her, its, our, your, their
ex.: Your house is huge. - Sua casa é enorme.

Os pronomes possessivos nunca são seguidos de substantivos.
mine, yours, his, hers, ours, theirs

Observações:
1. Tanto os adjetivos como os pronomes possessivos concordam em gênero e número com o possuidor.
ex.: They have to solve their problems and Mary has to solve hers.
Eles têm que resolver seus problemas e Mary tem que resolver os dela.

2. Os derivados de EVERY, SOME, ANY, NO, que se referem a pessoas, respectivamente, EVERYBODY, SOMEBODY, ANYBODY, NOBODY, são acompanhados dos adjetivos ou pronomes possessivos no singular e masculino.
ex.: Does everybody have his books here?
Todos têm seus livros aqui?

3. Na construção feita com a preposição OF, podemos usar tanto os adjetivos como os pronomes possessivos.
ex1.: A friend of mine (One of my friends) is going to have lunch with me.
Um amigo meu vai almoçar comigo.

4. Quando nos referimos a ambos os sexos, podemos usar os adjetivos e pronomes no masculino.
ex.: If a person misses his bus, he will have to wait for another one.
Se uma pessoa perde seu ônibus, ela terá que esperar por outro.

REFLEXIVE PRONOUN

São usados quando o sujeito e o objeto da ação verbal são a mesma pessoa. A ação se reflete sobre o próprio sujeito. Concordam em gênero e número com o sujeito.

myself, yourself, himself, herself, itself, ourselves, yourselves, themselves

Obs.: os pronomes reflexivos podem ser usados com três funções diferenciais:
a) fator de ação reflexiva - posição imediatamente depois do verbo.
ex.: I shave myself. - Eu me barbeio.

b) como exemplo de ênfase geral - posição imediatamente depois do sujeito ou no fim da frase.
ex.: The President himself drove the car or The President drove the car himself.
O próprio presidente dirigiu o carro.

c) como elemento adverbial - significa 'alone' ou 'without help' - sempre precedido pela preposição BY e no fim da frase.
ex.: She can do it by herself. - Ela pode fazer isto sozinha.

OUTROS EXEMPLOS

I have a cosy house. - Eu tenho uma casa aconchegante.
My house is also large. - Minha casa é também grande.
It's mine. - É minha.

My daughter is lazy. - Minha filha é preguiçosa.
She has a lot of acquaintances. - Ela tem muitos conhecidos.
Her acquaintances are impolite. - Seus conhecidos são mal-educados.
They speak a lot of badwords. - Eles falam muitos palavrões.

My name is different. - Meu nome é diferente.
Hers is awful. - Os nomes delas horríveis.

I need to talk to {them, him, her, ...}

Me and my best friend feel like going dance. - Eu e meu melhor amigo estamos com vontade de dançar.
My best friend and I feel like watching a good movie. - Meu melhor amigo e eu estamos com vontade de assistir um bom filme.

It's between you and me. - Isto está entre você e eu.

My dog is over here. - Meu cão está aqui.
Its food is spoiled. - Sua comida está estragada.

My friend is very vain. = A friend of mine is very vain. - Meu amigo é muito vaidoso.

A friend of {mine, his, hers, ...}

I made myself the sponge cake. - Eu mesmo fiz o pão-de-ló.
I myself made the sponge cake. - Eu mesma fiz o pão-de-ló.
I made the sponge cake itself. - Eu fiz o próprio pão-de-ló.

That car is dull. - Este carro é sem graça.
{Mine, Hers, Ours, ...} not so much. - O {meu, delas, nossos, ...} nem tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário