sexta-feira, 28 de junho de 2013

[5] INTERROGATIVE PRONOUNS


1. WHO
Usado para pessoas.
É mais informal.

Who do you think you are? - Quem você acha que você é?
Who is that girl? - Quem é esta garota?

Who ate all the cake? - Quem comeu o bolo todo?
obs.: o passado não se faz com o uso de DID,  e sim com o passado do verbo.

Who drinks dry wine here? - Quem bebe vinho seco aqui?
obs.: quando não se sabe quem é o sujeito, põe o verbo com S.

2. WHOM
Usado para pessoas.
É mais formal.
Normalmente é usado com preposição (no início ou no fim).

With whom do you work? - Com quem você trabalha?
Whom do you want to talk to? - Com quem você quer conversar?

3. WHAT
Usado para coisas.

What did you want to do yesterday? - O que você quis fazer ontem?
I didn't know what you wanted to do yesterday. - Eu não sabia o que você queria fazer ontem.

What's your favorite color? - Qual sua cor favorita?
obs.: escolha sem alternativas.

4. WHICH
Usado para coisas.
Quando se tem escolha e tem alternativas.

Which color do you prefer: blue or green? - Que cor você prefere: azul ou verde?

5. WHERE
Usado para lugares.

Where do you go on weekends? - Onde você vai nos finais de semana?
I don't know where you go on weekends. - Eu não sei onde eu vou nos finais de semana.
obs.: on weekends - todos os finais de semana.

Where didi you go last Sunday? - Onde você foi no último domingo?
Can you tell me where Constituição street is? - Você pode me dizer onde é a Rua da Constituição?

6. HOW
How are you? - Como você está?
exemplos de resposta: I'm blue. - Tudo bem. / I'm pretty well. - Eu estou muito bem. / I'm so-so. - Eu estou mais ou menos. / I'm fine. - Eu estou bem.

How old are you? - Quantos anos você tem?
exemplos de resposta: I'm 32 - Eu estou com 32. / She is 18. - Ela está com 18.

Do you know how to go there? - Você sabe como ir lá?
How can I get to the bank? - Como eu posso ir ao banco?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

USOS COM "HOW"

HOW FAR - distância
How far is your house from work? - A que distância fica sua casa do trabalho?
It's two blocks from work. - São dois quarteirões do trabalho.

HOW LONG - tempo
How long have you studied spanish? - Quanto tempo você estudou espanhol.
I've studied spanish [for years / since 2003]. - Eu estudei espanhol [por anos / desde 2003].
obs.: Present Perfect [ Have ou Has + PP ]

HOW MUCH - coisas incontáveis
How much time do you need to do it? - Quanto tempo você precisa para fazer isto?
I need about ten minutes. - Eu preciso aproximadamente de 10 minutos.

HOW MANY - coisas contáveis
How many times do you take a shower? - Quantas vezes você toma banho?
I take a shower twice a day. - Eu tomo banho duas vezes por dia.

HOW OFTEN - frequência
How often do you go to the movies? - Que frequência você vai ao cinema?
I never go to the movies. - Eu nunca vou ao cinema.
I go to the movies twice a month. - Eu vou ao cinema duas vezes ao mês.

HOW TALL - altura para pessoas
How tall are you? - Qual altura você tem?
I'm 1,78 meters. - Eu estou com 1,78 metros.

HOW HIGH - altura para coisas
How high is that building? - Qual altura daquela construção.
It's 4 meters. - Ela tem 4 metros.

HOW DEEP - profundidade
How deep is that lake? - Qua a profundidade daquele lago?
It's about 2 meters deep. - É aproximadamente 2 metros abaixo.

HOW ABOUT - sugestão
How about eating codfish balls? - Que tal comermos bolinho de bacalhau?

obs1.: em frases afirmativas
He's lost his job... how awful! - Ele perdeu seu emprego... que terrível!

obs2.: como conjunção
Do you remember how we did it? - Você se lembra como nós fizemos isso?

obs3.:
How many times...? - Quantas vezes...?
How much time...? - Quanto tempo...?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7. WHY
Why did you do that? Por que você fez aquilo?
Because I was anxious. - Porque eu estava ansioso.

I don't know why you did not. - Eu não sei por que você não fez.
obs.: why no meio de frase com sentido de pergunta.

8. WHEN
When do you usually go to the movies? - Quando você costuma ir ao cinema?
When did you see it? - Quando você viu isto?

9. WHOSE
Whose pencil case is this? - De quem é esta caixa de lápis?
It's mine. - É minha. / It's Rafael's. - É do Rafael. / It's hers. - É dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário